quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

EXAME DE CONSCIÊNCIA DAS OBRAS DE MISERICÓRDIA ESPIRITUAIS PARA MÃES OCUPADAS

Esse post foi feito pela minha amiga Michele Fahenle, que me autorizou a traduzi-lo e compartilha-lo aqui. Apesar de ter sido escrito pensando nas mamães, todos podem aproveitar a reflexão.

Como mães ocupadas, sabemos como é difícil equilibrar a vida familiar e as obras de misericórdia. Esse exame de consciência é um guia para nos ajudar a pensar e buscar os outros na luz da mensagem do Evangelho. Durante este Ano Extraordinário da Misericórdia, somos chamadas a ser reservatórios de misericórdia para os outros. Que melhor maneira de sermos um reservatório do que reservar algum tempo para examinar nossa consciência e passar tempo com o Senhor no tocante a nossa vocação como esposas, mães e “aquelas que fazem”?

1.  Advertir o Pecador
- Como eu advirto meus filhos? Eu perco o controle?
- Eu julgo aqueles que pecam e não faço nada para ajuda-los?
- Eu afasto aqueles que precisam de auxílio e somente fico perto daqueles que “amam a Deus?

2. Instruir o Ignorante
- Como eu trato os outros que acredito serem ignorantes?
- Eu falo com desprezo com os outros que acredito estarem “abaixo do meu nível de formação na fé”?
- Quando Deus abre uma porta para eu compartilhar a minha fé, eu ando para outra direção e evito esses tipos de conversas?
- Eu julgo os ignorantes e exijo que estejam nos mesmos padrões que eu?

3. Aconselhar os que tem Dúvidas
- Eu falo mais que ouço quando estou dando conselhos?
- Eu falo com desprezo aos outros, me colocando em uma posição de superioridade?
- Estou disposta a tirar um tempo de minha vida tão atarefada para aconselhar alguém que esteja passando por um momento difícil?
- Sou capaz de ser uma amiga verdadeira?

4. Confortar os que Sofrem
- Como eu conforto os outros? Eu mostro simpatia e apoio?
- Eu estou muito ocupada para me preocupar com a perda que outros sofreram? A minha agenda está tão cheia que não tenho tempo para pensar nos outros?
- Eu conforto e me compadeço dos outros que estão sofrendo?

5. Suportar com Paciência as Adversidades
- Eu reclamo das minhas cruzes?
- Eu foco demasiadamente nos males que fizeram para mim? Eu dou muita atenção a isso e perco meu tempo com isso?
- Sou paciente com Deus, com minha família e com os outros?
- Eu diminuo o ritmo suficientemente para ver Deus trabalhando em minha vida, ou eu apenas vejo as coisas que não estão dando certo?

6. Perdoar Todas as Ofensas
- Eu perdoo os outros quando eles pedem perdão?
- Eu perdoo aqueles que não me pedem perdão, mas que me machucaram?
- Eu guardo rancor? Apesar de querer perdoar, eu nunca esqueço?
- Eu mantenho uma longa lista das ofensas que os outros cometeram contra mim e minha família?

7. Orar pelos Vivos e pelos Mortos
- Eu acredito que minhas orações tem valor?
- Eu tiro um tempo para pensar naqueles que já se foram?
- Eu me lembro de rezar por aqueles que pediram as minhas orações?



Nenhum comentário:

Postar um comentário