sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

APRENDENDO COM ADÃO E EVA - PARTE 2

No post da semana passada, baseado no livro The Top Ten Most Outrageous Couples of the Bible, de David Clarke, vimos toda a dinâmica que levou Adão e Eva a pecar. Hoje veremos como podemos evitar esse mesmo erro em nosso relacionamento.

Uma ideia revolucionária para o casamento
Uma coisa que 99% dos casais não possuem, mas que pode proteger você de um pecado conjugal grave e dar a você um nível profundo de intimidade, é um casamento caracterizado por uma honestidade total sobre seu ponto fraco.

Vocês devem revelar um ao outro os comportamentos pecaminosos que o demônio provavelmente poderá tenta-los a fazer. É hora de falar sobre seus pecados, mesmo que ainda estejam em estado potencial ou se já estiverem no modo de total destruição. Não deve haver mais segredos, nem negação, nem mentiras.

Na maioria das vezes, seu pecado é obvio e seu cônjuge sabe exatamente qual ele é. Em outros casos, seu pecado é segredo e seu cônjuge não tem a menor ideia do que você está fazendo. Seja qual for o caso, sente com seu cônjuge e revele tudo o que você sabe sobre seu comportamento prejudicial. 

Quando começou, por que você acha que começou, a dor do passado que pode ser a força poderosa de seu pecado, o que você fez até agora nessa área do pecado. Forneça todos os detalhes.

Identifique os gatilhos que podem colocar você no caminho rumo ao pecado. Fale como o demônio tenta você para pecar. Discuta as racionalizações que você usa para se desculpar e justificar seu pecado. Fale porque você continua pecando nessa área. Quais são as recompensas? Quais são as necessidades que você está tentando satisfazer?

Fale sobre a culpa e a vergonha. Admita que você está errado. Descreva os danos que seu pecado fez em você, em seu relacionamento com Deus e em seu casamento. Permita que seu cônjuge expresse todos os sentimentos que tem em relação a seu pecado. Responda todas as perguntas que ele fizer. A cura e o começo da confiança virá através de muitas conversas desse tipo com seu cônjuge.

Peça ajuda a seu cônjuge para lidar com seu padrão de comportamento pecaminoso. Comprometa-se a dizer para seu cônjuge quando estiver seriamente tentado a pecar em sua área de fraqueza. Comprometa-se a dizer a seu cônjuge sempre que estiver começando a racionalizar no processo de cometer seu pecado.

Combine com seu cônjuge que na hora da tentação ou racionalização, você irá chama-lo antes de você agir em seu desejo de pecar. Em resposta, seu cônjuge concorda em falar a verdade de maneira amorosa. Ele irá apoiar você e te dar mais força para resistir à tentação. Combine que irão rezar juntos pedindo a Deus ajuda quando forem tentados. Serão vocês dois e Deus contra o demônio.

Não estou sugerindo que você revele a seu cônjuge cada tentação ou pensamento pecaminoso que você tiver, pois isso levaria vocês dois à loucura. Mas quando você realmente estiver lutando com a tentação, ou os pensamentos recorrentes persistirem, e você estiver em perigo real de agir de acordo com tais pensamentos, esse é o momento de dizer a seu cônjuge o que está acontecendo.

Tenha em mente que não será apenas um de vocês sendo totalmente honesto com o outro. Serão os dois, porque cada um de vocês tem um área de pecado grave em potencial. É por isso que um apoiará o outro, rezarão um pelo outro e se responsabilizarão mutuamente.

Confesse regularmente. O Sacramento da Reconciliação nos dá as graças necessárias para vencermos a luta contra o pecado e contra as tentações. A Igreja pede que nos confessemos ao menos uma vez ao ano, mas para conseguirmos progredir nessa luta contra as tentações, precisamos nos confessar mais frequentemente, por exemplo, todo mês. Para confessarmos não é necessário termos cometido um pecado grave. Podemos e devemos confessar nossas imperfeições, nossas pequenas faltas contra nós mesmos, contra Deus e contra o próximo, sendo que nosso próximo mais próximo é o nosso cônjuge.

“Com efeito, a confissão regular dos nossos pecados veniais ajuda-nos a formar a nossa consciência, a lutar contra as más inclinações, a deixarmo-nos curar por Cristo, a progredir na vida do Espírito. Recebendo com maior frequência, neste sacramento, o dom da misericórdia do Pai, somos levados a ser misericordiosos como Ele” (CIC 1458)

É claro que isso não é uma coisa fácil de fazer. Mas é a melhor maneira de lidar com seu pecado. Quando seu pecado foi revelado e vocês estão trabalhando como uma equipe para afastá-lo, vocês ganharão uma intimidade incrível. Se vocês conseguem conversar sobre suas tentações e pecados, vocês conseguem conversar sobre tudo. Sua abertura para falar de seus padrões pecaminosos irá se espalhar para as outras áreas de sua vida e sua comunicação alcançará níveis que você jamais sonhou ser possível.

Exemplos práticos
Tomemos como exemplo um marido que é viciado em trabalho e uma esposa que se concentra demasiadamente nos filhos. Essas são as áreas onde ambos podem potencialmente pecar.

Se o marido não aprender a reduzir os hábitos de trabalho com a ajuda da esposa, o casamento pode ser arruinado. Se a esposa não aprender a colocar o marido acima dos filhos, danos terríveis podem ocorrer no matrimônio. Com o passar do tempo, esses hábitos podem causar tanto dano ao casamento como o alcoolismo, adultério, abuso verbal ou outros pecados mais “dramáticos”.

Marido e mulher devem continuamente trabalhar como equipe para evitar pecar naquelas áreas. Ao trabalhar juntos com honestidade, cada um pode obter um grande controle sobre esses comportamentos e esse trabalho em equipe pode produzir uma maravilhosa intimidade. Tanto o vício no trabalho como uma ênfase exagerada nos filhos continuarão como lutas, mas como um time de “uma só carne”, a cada dia é possível superá-los.

Caso o pecado já tenha devastado seu relacionamento, formar um time com seu cônjuge com abertura e honestidade pode levar a uma completa cura e restauração. Juntos vocês podem ficar longe de outros pecados prejudiciais naquela área.

Aprenda com a total falta de trabalho em equipe de Adão e Eva. Tenha coragem de se tornarem companheiros de luta contra o pecado. Você nunca se arrependerá se fizer isso.

Exercícios práticos:
1. Nomeie as áreas em seu casamento onde vocês formam um bom time. Quais foram os benefícios desse trabalho em equipe?

2. Nomeie algumas áreas em seu casamento em que vocês não formam um bom time. Quais foram os resultados negativos de não jogarem no mesmo time nessas áreas?

3. Conte a seu cônjuge as áreas em que você está propenso a pecar. Se sua área de fraqueza ainda não causou danos a seu relacionamento, descreva para seu cônjuge quais danos poderia causar. Peça para seu cônjuge descrever os danos que seu pecado em potencial pode causar.

4. Se o seu pecado já causou sérios danos – a você, a seu cônjuge, a sua família e a Deus – descreva o dano que você causou. Peça para seu cônjuge descrever o dano que seu pecado causou.

5. Concordem em trabalhar como um time contra seus pecados. Concordem em dizer um ao outro imediatamente quando estiver seriamente tentado pelo demônio em sua área de fraqueza. Peça o apoio de seu cônjuge em lutar contra o seu potencial para pecar.

6. Faça uma pequena oração agora mesmo pedindo para Deus vir junto de vocês como casal e lhes dar poder para derrotar seus pecados.
7. Procure fazer uma boa confissão.

photo credit: <a href="http://www.flickr.com/photos/30817011@N04/3542201058">Forbidden-fruit</a> via <a href="http://photopin.com">photopin</a> <a href="https://creativecommons.org/licenses/by/2.0/">(license)</a>


Nenhum comentário:

Postar um comentário