terça-feira, 26 de janeiro de 2016

QUAL É O ESTILO DE RELACIONAMENTO DO SEU FILHO?

Esse é mais um post inspirado nos ensinamentos do livro Parenting with Grace, de Gregory Popkak.

As pessoas possuem formas diferentes de se comunicarem e também de perceberem a realidade que as cerca. Pesquisas científicas indicam que essas formas de comunicação estão relacionadas com os sentidos (visão, audição, tato) e o estilo de relacionamento e aprendizagem está relacionado a qual desses sentidos cada pessoa tem mais desenvolvido.

Quando estamos falando de nossos filhos, é muito importante saber qual é o estilo de relacionamento de cada um deles, para podermos conseguir comunicar efetivamente o nosso amor a eles. Mas o que seria uma comunicação efetiva? É o diálogo onde o filho entende realmente o que os pais estão falando e, o mais importante, sente o quanto é amado pelos pais.

Estilos de aprendizagem, porque são baseados neurologicamente, traduzem as formas que as pessoas precisam dar e receber amor. Por exemplo, para uma pessoa com um estilo mais visual de relacionamento se sentir amada, eles precisam ver as coisas que você fez para mostrar seu amor (como dar cartões ou bilhetes, ou outros símbolos de afeto especiais e tangíveis). Pessoas com um estilo mais auditivo de relacionamento precisam conversar com você para se sentir conectados - se você não está ouvindo ou conversando, você não está sendo amável. Finalmente, indivíduos com um estilo mais sinestésico (relacionado ao tato) de relacionamento apreciam mais exibições físicas de afeto. Entender e se tornar fluente no estilo de aprendizagem/relacionamento de seu filho tem um grande impacto no comportamento de ambos: seu e de seu filho e na quantidade de paz que você pode experimentar em casa.

Mas como descobrir qual é o estilo de relacionamento do seu filho? O questionário abaixo irá ajudar. Responda pensando em você mesmo, afinal precisamos conhecer o nosso estilo primeiro, para depois saber qual é o estilo de seu filho. Atribua um ponto a cada questão respondida afirmativamente. No final, veja qual dos estilos apresentou a maior pontuação, esse será o seu estilo de relacionamento.

Para os filhos maiores de 12 anos (mais ou menos), você pode fazer as perguntas diretamente a eles. No caso de filhos menores, é um pouco mais complicado, porque você terá que analisar o que acha que seria a resposta de cada um.

 Questões do Estilo de Relacionamento Visual
Dê a si mesmo um ponto para cada item que descrever você na MAIORIA das vezes:
- aprende melhor através de leitura individual e/ou auxílios visuais (anotações, listas, cartazes, filmes, vídeos, etc.)
- nada diz "eu te amo" tanto quanto dar ou receber cartas, cartões ou outras coisas que possam serem vistas
- roupas são importantes. Parecer bem é mais importante que conforto ou praticidade.
- mesas e superfícies visíveis estão sempre bem organizadas. Gavetas e guarda-roupas, entretanto, podem ser um desastre - fora da vista, fora da mente.
- Sempre está fazendo planos/inventando cenários criativos e tendo novas ideias. Usualmente muito produtivo. Pode mentalmente seguir 100 projetos ao mesmo tempo.
- bom em artes visuais (fotografia, pintura, desenho, etc)
- organizado
- pensa mais claramente quando a casa/local de trabalho está organizado
- sonha muito acordado/ se perde nos pensamentos
- tende a ser tenso/detalhista
- gosta de livros com descrições vívidas/gravuras
- ama manter diários, fazer planos, fazer listas
- usa metáforas visuais em seu discurso, tais como: "veja meu ponto de vista", "eu tenho foco", "imagine isso", "parece vago", "parece claro", "eu posso ver bem através de você", "estou vendo as coisas em uma nova perspectiva", "estou tendo um branco"
Anote seus pontos para seu Estilo de Relacionamento Visual:____________

As Questões do Estilo de Relacionamento Auditivo (Audição)
Dê a si mesmo um ponto para cada item que descrever você na MAIORIA das vezes:
- aprende melhor quando ensinado em voz alta como fazer as coisas
- nada diz "eu te amo" tanto quanto tirar tempo para ouvir e falar
- fala constantemente sobre tudo. Tem uma opinião para cada questão.
- gosta de ouvir e falar "eu te amo" meio milhão de vezes por dia
- não existe uma "pergunta retórica". Responde tudo
- gosta de música, poesia, etc
- é muito sensível ao tom de voz dos outros
- murmura, assovia, fala sozinho, talvez constantemente
- radio e TV ligados todo o tempo "apenas pelo barulho"
- quando discute, não sabe quando parar. Pode seguir a outra pessoa de cômodo em cômodo falando, não importa se o outro está ouvindo.
- quando moderadamente estressado, tenta falar sobre isso. Quando muito estressado, o silencio é a única coisa que o restaura
- telefone está permanentemente conectado à cabeça
- sempre quer ter a última palavra
- usa comentários auditivos, tais como: "me ouça", "eu posso saber pelo seu tom", "eu preciso de algum feedback", "nós precisamos conversar", "apenas me ouça", "me fez ter vontade de gritar", e outras metáforas auditivas no discurso.
Anote seus pontos para o Estilo de Relacionamento Auditivo:___________

Questões do Estilo de Relacionamento Sinestésico (Tato)
Dê a si mesmo um ponto para cada item que descrever você na MAIORIA das vezes:
- aprende melhor fazendo. Gosta de trabalhos manuais. Geralmente um estudante mais lento na escola.
- muito físico com atenção. Gosta de ser tocado, segurado ou engajar brincadeiras físicas("lutinhas")
- se veste para o conforto. Aparência é secundária, ou até não considerada.
- facilmente sobrecarregado nos conflitos verbais. Geralmente sente que estão implicando com ele. "Eu nunca sei o que dizer". Pode tanto ficar calado como escolher lutas físicas como defesa em um conflito.
- tem dificuldade em tomar decisões. Tende a não racionalizar as coisas. Reage "instintivamente" às coisas
- mau organizador. Muitas pilhas desorganizadas. "Não mecha na minha bagunça. Eu nunca acharei tudo".
- gesticula, geme, encolhe os ombros mais do que fala. As conversas devem ter um propósito e devem terminar quando cumprido o propósito.
- se livra do estresse de maneira física (p. ex. academia, brigas, cochilos, banhos, etc.)
- ama o esporte ou outra atividade física
- tende ser impulsivo e espontâneo
- muitas vezes é de difícil motivação. Não consegue passar de como se sente agora, no momento em particular
- não gosta de ler ou prefere livros e filmes com "ação"
- tende a ser desajeitado. Não vê a bagunça a menos de tropece nela.
- diz coisas como: "controle-se", "eu cuido disso", "calma", "nós realmente nos conectamos", "eu apenas sinto isso, essa é a razão" e outras metáforas físicas no discurso.
Anote seus pontos para o seu Estilo de Relacionamento Sinestésico:________

Como Interpretar Sua Pontuação

As chances são que você marcou alguns itens em cada categoria. Como quase todos possuem os cinco sentidos, todos tem alguma capacidade para cada um dos estilos de relacionamento. Entretanto, cada indivíduo será mais sintonizado em um ou dois dos estilos de relacionamento. Examine seus pontos para cada sessão. O estilo de relacionamento com mais pontos é o seu "estilo de relacionamento primário". Isto significa que você prefere comunicar e receber afeição através deste estilo mais do que dos outros. Você é capaz de dar e receber afeição através dos outros estilos, mas os que você experimentar através do seu estilo de relacionamento primário serão mais significativos para você e parecem mais "naturais" para você. Sua segunda e terceira maior pontuação identifica seu estilo de relacionamento secundário e terciário, respectivamente. Afeição dada a você através destes estilos podem ou não ser apreciada por você; de qualquer forma serão menos significativa para você do que aquela apresentada a você em seu estilo primário. Se você recebe afeto em abundância em seu estilo secundário ou terciário, seu relacionamento com o outro membro da família pode assim mesmo se romper se você não estiver recebendo atenção através do sentido com o qual você está mais sintonizado.

Como Colocar na Prática

Agora que você já descobriu o estilo de relacionamento de cada um de seus filhos, deverá se preocupar em expressar o quanto ama cada um deles através de seu estilo de relacionamento primário. Por exemplo, aqueles com estilo visual, precisarão receber mensagens escritas do seu amor, como bilhetinhos na lancheira, cartões, mensagens no espelho do banheiro, etc. Para os de estilo auditivo, precisará falar muitas vezes "eu te amo", "você é importante para mim", perguntar sempre como ele se sente e estar disposto a ouvir tudo o que ele precisa falar. E por fim, para os de estilo sinestésico, muito carinho físico: abraços, beijos, afagos, etc. 

Lembre-se que sua tendência é demonstrar amor através do seu estilo primário de relacionamento, mas para que o filho se sinta realmente amado, precisa receber as demonstrações de afeto através do estilo de relacionamento primário dele.

Claro que você não precisa dar afeto apenas no estilo de cada um, mesmo porque todos nós apreciamos demonstrações de carinho não importa a forma, mas se preocupar em demonstrar com maior intensidade de acordo com o estilo próprio de cada um.

Bom, se tiverem alguma dúvida ou quiserem mais exemplos práticos de como lidar com cada estilo de relacionamento, comentem aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário