quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

ANO SANTO DA MISERICÓRDIA

A Igreja Católica iniciou no dia 08 de dezembro o “Ano Santo da Misericórdia” onde todos podemos receber as indulgências até o dia 20 de novembro de 2016. Mas o que são indulgências?

O pecado traz sempre duas consequências: a inimizade e a dívida com Deus. A confissão reata a nossa amizade com Deus, mas a dívida permanece. Esta dívida nós pagamos ao longo de nossas vidas, com nossas orações, nossos sacrifícios e as nossas boas obras. Se a morte chegar e ainda possuirmos alguma dívida, mas estivermos em estado de graça, ou seja, com nossos pecados graves confessados, terminaremos de quitar essa dívida no Purgatório.

Para explicar isso de uma maneira mais simples, vejamos um exemplo. Um filho quebra um objeto que sua mãe gosta muito. A mãe, ao ver o objeto quebrado, se entristece. Mas o filho logo pede perdão. A mãe, perdoa, e o laço de amor e carinho entre mãe e filho é restabelecido. Mas o objeto continua quebrado. O filho precisa fazer algo para reparar o dano causado. Esse “algo” que temos que fazer para reparar aquilo de errado que fizemos chama-se “pena temporal”, que cumprimos ao longo de nossas vidas para reparar a dívida do pecado.

Quando a Igreja apresenta a indulgência plenária, ela nos dá o presente de que todas essas penas temporais que nós temos em virtude dos nossos pecados já confessados são apagadas pela recepção da indulgência.

Isso, porém, não é algo “mágico”. A Igreja possui um “tesouro de graças”, que o Papa tem o direito de abrir para nos presentear. Essas graças, esses méritos, vem em primeiro lugar de Jesus, com sua morte redentora na Cruz, também de Nossa Senhora, por sua vida imaculada e ainda todos os mártires e santos que durante sua vida ganharam muitos méritos, mas não precisaram “usar” tudo o que fizeram para sua própria salvação. Então, aquilo que foi “a mais” fica depositado nesse tesouro de graças da Igreja. E agora, no Ano Santo da Misericórdia, todos nós podemos usufruir desses méritos, desse tesouro.

E como podemos receber essas indulgências? Existem quatro condições.
1º: fazer uma boa confissão, 8 (oito) dias antes ou 8 (oito) dias depois que desejamos receber a indulgência
2º: receber a eucaristia no mesmo dia em que desejamos receber a indulgência
3º: rezar um pai-nosso, uma ave-maria e um glória ao pai nas intenções do Papa
4º: visitar um lugar onde se recebe essa indulgência, que são as Portas Santas (para saber onde, em sua cidade, existe a Porta Santa, entre no site de sua arquidiocese)

Essa indulgência plenária, podemos receber todos os dias durante o Ano Santo, uma vez por dia e podemos oferece-la para nós mesmos ou por uma alma que esteja no Purgatório. Ao oferecermos por uma alma do Purgatório, ela irá imediatamente para o Céu!

Assim, este ano realmente é um ano extraordinário e devemos aproveitá-lo o melhor possível, conseguindo muitas indulgências! Terminamos com as palavras do Papa Francisco, extraídas da Bula Misericordiae Vultus: 

"Misericordiosos com o Pai é, pois, o 'lema' do Ano Santo. Na misericórdia, temos a prova de como Deus ama. Ele dá tudo de Si mesmo, para sempre, gratuitamente e em pedir nada em troca. Vem em nosso auxílio, quando O invocamos."


Para qeum quiser mais informações sobre o Ano Santo da Misericórdia, aqui pode acessar o teor completo da Bula Misericordiae Vultus 

crédito da foto: photopin.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário