quinta-feira, 19 de novembro de 2015

TRÊS MANEIRAS DE CRESCER EM GRATIDÃO


Este post foi escrito pela minha colega do CatholicMom, Erika Marie. Foi traduzido com sua autorização. Quem quiser checar o artigo original, segue o link:http://catholicmom.com/2015/11/16/three-ways-to-grow-in-gratitude/
Nesse mês em que celebramos o Dia de Ação de Graças, é o tempo perfeito para pensarmos sobre a importância da Gratidão de nosso ser inteiro - nossas mentes, nossos corpos e nossas almas.

No livro The Gospel of Happiness: Rediscover Your Faith Through Spiritual Practice and Positive PsychologyDr. Christopher Kaczor compartilha suas experiências do porquê a gratidão é tão importante tanto numa perspectiva científica, como espiritual. Através de sua pesquisa, Dr. Kaczor nota que praticar a gratidão leva a:
  • Elevado sentimento de energia, estado de alerta, entusiasmo e vigor
  • Sucesso em alcançar metas pessoais
  • Lida melhor com o estresse
  • Uma sensação de encerramento de memórias traumáticas
  • Sentimentos reforçados de valor próprio e de confiança em si mesmo
  • Generosidade e prestimosidade
  • Maior senso de propósito e resilência
Em seu livro, Dr. Kaczor fala de três maneiras simples de crescer em gratidão.

1. As Três Coisas Boas
Dr. Kaczor fala de uma maneira muito simples e muito eficaz de crescer em gratidão a cada dia, que a psicologia positiva chama de Exercício das Três Coisas Boas:

No final do dia, pense simplesmente sobre o dia procurando por qualquer coisa que tenha saído bem - uma fruta saborosa no almoço, uma conversa engraçada com um vizinho, uma tarefa finalmente retirada da lista "por fazer" ou um momento de relaxamento com uma xícara de café. Uma vez que você escolheu três coisas, escreva o que aconteceu e por que aconteceu. As pesquisas indicam que o "Exercício das Três Bênçãos" (ou as Três Coisas Boas) reduz a depressão e ajuda a aumentar a felicidade nos tornando mais conscientes das boas coisas que já estão em nossas vidas, às quais nós podemos não ter prestado muita atenção. Séculos atrás, em seus Exercícios Espirituais, Santo Inácio de Loyola recomendou algo como o "Exercício das Três Bênçãos" que é chamado o Examen. Quando procuramos por aquilo que é bom estamos mais propícios a encontrar e celebrar o que é bom. Quando agradecemos a Deus pelas alegrias que encontramos em nossa vida, nossa gratidão é aprimorada.

Dr. Kaczor continua explicando que o Exercício das Três Coisas Boas ajuda a corrigir nossa tendência à negatividade. Existem coisas em nossa vida que gostaríamos que fossem diferentes... além de ter uma compreensão mais precisa e imparcial precisamos também reconhecer as coisas boas em nós mesmos, nos outros e na sociedade que muitas vezes podemos logo esquecer ou nem mesmo perceber. Uma vez que praticamos o exercício das Três Coisas Boas por uma semana ou mais, começamos a ver as coisas com novos olhos. Conforme coisas boas acontecem, nos tornamos mais conscientes de que estão acontecendo.

2. Mantenha um Diário de Gratidão
Seguindo as pistas de Robert Emmons em seu livro Gratitude Works!: A 21-Day Program for Creating Emotional Prosperity, Dr. Kaczor recomenda tirar um tempo para escrever pelo que você é agradecido a cada dia de acordo com a categoria designada por Emmons. A cada dia, escreva sobre essas coisas que você é agradecido:
  • Segunda-feira  – Dons dos outros
  • Terça-feira – Um bem que você apreciou mas acabará logo
  • Quarta-feira – Um bem que possuímos, mas poderíamos não ter
  • Quinta-feira – A quem somos gratos e porque
  • Sexta-feira – Algo ruim que levou a algo bom
  • Sábado & Domingo – É o fim de semana, é o suficiente!

3. Uma Carta de Gratidão
Escreva uma Carta de Gratidão a alguém em sua vida a quem você é agradecido, envie a ele ou até mesmo faça uma visita e leia a carta (leve lenços!!) Dessa forma, você não está apenas aumentando a sua própria felicidade, mas também dividindo este dom com o outro ao estender a gratidão interior para o mundo exterior. Quem sabe, talvez aquela pessoa irá seguir o seu exemplo e fazer o mesmo por outra pessoa e criar um efeito dominó de Gratidão ao redor do mundo.
 


photo credit: <a href="http://www.flickr.com/photos/56752179@N00/499492362">_MG_8771</a> via <a href="http://photopin.com">photopin</a> <a href="https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/2.0/">(license)</a>

Nenhum comentário:

Postar um comentário