terça-feira, 15 de setembro de 2015

CRIANDO A ATMOSFERA FAMILIAR

A atmosfera de nosso lar é fundamental para que os esposos e os filhos sintam-se acolhidos em um lugar que eles realmente desejam estar. O mundo oferece muitos prazeres nem sempre saudáveis, por isso temos que lutar para que nosso lar seja um lugar alegre, leve e feliz. Um lugar atraente para o casal e para os filhos. Pe. José Kentenich dizia que a flor da pureza tanto dos filhos como do casal só cresce em um ambiente alegre. 

"Manter uma família alegre requer muito tanto dos pais como dos filhos. Cada membro da família precisa se tornar, de uma maneira especial, o servo para os outros e dividir seus fardos. Cada um deve mostrar preocupação, não apenas por sua própria vida, mas pelas vidas dos outros membros da família: suas necessidades, suas esperanças, seus ideais." (S. João Paulo II).

Várias são as formas de conseguir esta atmosfera familiar saudável. Saudar com afeição cada membro da família quando chegam em casa, tomar cuidado para a hora das refeições não se tornarem momentos de discussões, rezar em família pelo menos uma vez ao dia, cuidar para que a casa esteja limpa e arrumada (mas sem neuroses!!), entre outros.

O mais importante é a atenção pessoal dedicada a cada um. Nada substitui um gesto de carinho, um olhar nos olhos do outro, nem que seja por poucos minutos. Tanto o marido como a esposa deveriam se preocupar em criar este lar um para o outro e também para os filhos todos os dias.

"Com efeito, é dever dos pais criar um ambiente de tal modo animado pelo amor e pela piedade para com Deus e para com os homens que favoreça a completa educação pessoal e social dos filhos. A família é, portanto, a primeira escola das virtudes sociais de que as sociedades têm necessidade. Mas, é sobretudo, na família cristã, ornada da graça e do dever do sacramento do Matrimônio, que devem ser ensinados os filhos desde os primeiros anos, segundo a fé recebida no Batismo a conhecer e a adorar Deus e a amar o próximo; é aí que eles encontram a primeira experiência quer da sã sociedade humana quer da Igreja; é pela família, enfim, que eles são pouco a pouco introduzidos no consórcio civil dos homens e no Povo de Deus. Reconheçam, portanto, os pais a importância da família verdadeiramente cristã na vida e progresso do próprio Povo de Deus" (Papa Paulo VI, Gravissimum Educationis)

Para refletir:
1. Que coisa especial você pode fazer para tornar a atmosfera de seu lar mais agradável?
2. Como você pode saudar um ao outro no fim do dia de uma maneira que inspire felicidade?

3. Como é o contato entre os membros da sua família? Como você pode acrescentar uma dimensão mais humana e pessoal?

Nenhum comentário:

Postar um comentário