quarta-feira, 17 de junho de 2015

ALERTA E PEDIDO PARA OS PAIS!

Este post foi baseado em um outro chamado "One thing every parent need to stop doing", de Kathryn Withaker. Você pode ver o post original acessando este link:http://teamwhitaker.org/2015/06/the-one-thing-every-parent-needs-to-stop-doing/

Esta é uma reflexão sobre a atitude dos pais (eu incluída) com relação as roupas e atitudes de nossos filhos, principalmente os adolescentes. 

Nós pais precisamos parar de delegar nosso papel de educadores, acreditando que nossos filhos conseguirão resolver tudo sozinhos.

Confiamos um pouco demais nos pais dos amigos e conhecidos de nossos filhos. Nós cedemos em comprar aquela  roupa porque nossa filha está implorando. Implorando. Então, encolhemos os ombros e compramos de qualquer forma.  Nós damos o celular mais equipado e mais moderno porque,,, por que não? Internet ilimitada e sem censura? Nosso filho tem uma conta no Instagram e nós não nos preocupamos nem mesmo em checar as fotos que ele é marcado, porque certamente seus amigos não postariam nada tão inapropriado. Certo?

Nosso lar é um lar amoroso e com uma educação baseada na lógica. Se fizer uma má escolha, você arcará com as consequências. Mas se eu não estou me preocupando nem mesmo em checar as más escolhas, então por que me preocupar com as consequências?

Vejamos um exemplo. Um menino de 13 anos vai a uma festinha  de aniversário, onde tem pista de dança, com as músicas "modernas". Como as meninas estão vestidas? Mini-shorts, mini-blusas, super decotes, salto alto... E as danças? Mais parece um filme pornográfico com roupas... E é claro, todos tiram fotos e postam no Instagram e Facebook.

Mães. Pais. Isto não está certo. Vamos ensinar nossas meninas que o mais sexy não é o mais modesto. Faça com que ela apague aquelas fotos. Ensine-as que é mais elegante ser uma menina que se veste e se porta com respeito, do que a mais badalada, ou assanhada.

O que mais me perturba é que essas meninas tem uma mãe ou pai (na maioria das vezes) que compraram aquele tipo de roupa para elas. Por que temos tanta dificuldade em ensinar a nossos filhos sobre modéstia, decência e idade apropriada para fazer certas coisas?

E os meninos? Agora tem um linguajar cada vez mais vulgar para aparecerem legais, ou na moda. São arrogantes e agressivos e ainda colocam tudo no Facebook! Pais, ensinem seus filhos a mostrarem respeito. Mães, se eles fazem isso com você, por que respeitariam qualquer outra mulher no planeta? Começa com você.

Parem de dizer a si mesmas que isso é uma fase, que ele é apenas um adolescente, e que vai passar. Quando o desrespeito acontecer (e acredite, vai acontecer), enfrente com cabeça erguida e de uma forma firme, abra mão de seu papel de educadora. Logo logo, quando precisar ter as conversas importantes, você não terá qualquer autoridade.

Agora vamos falar um pouco dos "pré-adolescentes". Crianças de 9, 10 anos. Eles já querem namorar!  Os meninos estão "pedindo em namoro" e sofrendo com rejeição. As meninas já estão sendo pressionadas pelas amigas para "aceitar" como namorados, dizendo que "só vai mudar o nome, de amigo pra namorado..."

MÃES! PAIS! Aqui uma novidade. Nesta idade, nossos filhos não sabem, não podem saber o significado de namorar. Procurar por uma esposa no ensino fundamental não devia nem estar no radar de nossos filhos. Ver o Campeonato Brasileiro, brincar de figurinha, jogar bola e principalmente ter muitos amigos. Isto deveria ser a preocupação de meu filho. O namoro virá. Mas não sem respeito. Não sem comunicação. E não sem um relacionamento saudável entre pais e filhos.

Eu vejo muitos pais não se importarem. Falam "é assim o mundo hoje" ou "ah, isso passa". E é isso que nos traz problemas. E é assim que perdemos nossos filhos. Eu não sei você, mas eu não vou desistir da minha moralidade, da santidade deles e de sua alegria para os caminhos do mundo.

Eu acho que temos tanto medo de colocar limites, de dizer não, de ter uma conversa difícil porque temos medo da reação. Você sabe o que penso? Adolescentes querem ser amados. Eles querem ser ouvidos e querem alguém para cuidar deles. Eles podem te achar louca, mas coloque limite do mesmo jeito. Diga não do mesmo jeito. Tenha a conversa difícil do mesmo jeito.

Nós devemos aos nossos filhos permanecermos ligados. Perguntar as perguntas difíceis e estar preparados para as respostas difíceis. Perceber que não temos tudo resolvido, mas desistir não significa que estamos apenas desistindo da situação - estamos falhando com nossos filhos.

Eles valem mais que isso. 

crédito da foto: photopin.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário