segunda-feira, 4 de maio de 2015

FINALIDADE PROCRIATIVA DO MATRIMÔNIO

Um amor verdadeiro é um amor criador, é um amor que dá vida. Os filhos representam a unidade milagrosa entre o marido e a esposa como nada mais pode representar. É realmente o fruto do amor dos dois.

O Catecismo nos explica: "A fecundidade é um dom, uma finalidade do matrimônio, porque o amor conjugal tende naturalmente a ser fecundo. O filho não vem de fora juntar-se ao amor mútuo dos esposos; surge no próprio coração deste dom mútuo, do qual é fruto e complemento. Por isso, a Igreja, que 'toma partido pela vida', ensina que 'todo o ato matrimonial deve, por si estar aberto à transmissão da vida'. 'Esta doutrina, muitas vezes exposta pelo Magistério, funda-se sobre o nexo indissolúvel estabelecido por Deus e que o homem não pode quebrar por sua iniciativa, entre os dois significados inerentes ao ato conjugal: união e procriação'". (CIC 2366)

A fecundidade do amor conjugal é testemunhada e refletida no prazer sexual. O orgasmo externaliza a doação mútua e manifesta a exclusividade da pertença conjugal.

No momento do ápice sexual o ser de cada um está inteiramente voltado um para o outro e o marido e a mulher se pertencem por inteiro. Todo pensamento se apaga da mente. Todas as sensações físicas se concentram nesta doação exclusiva: circulação sanguínea, respiração, pressão, músculos, pele... todo corpo é doação completa ao outro. Somente o casal pode experimentar esse momento. Naquele instante um é inteira e exclusivamente do outro. O prazer é íntimo e exclusivo, por isso é unitivo e fecundo. A ternura que envolve o casal e a própria intimidade que experimentam é fonte de prazer e santa alegria.

"Assim a sua união (dos noivos), em vez de os fechar em si mesmos, abre-os a uma nova vida, a uma nova pessoa. Como pais, serão capazes de dar a vida a um ser semelhante a eles, não apenas «osso dos seus ossos e carne da sua carne» (cf. Gn 2, 23), mas imagem e semelhança de Deus, isto é, pessoa." (Carta às Famílias, No. 08)


CRÉDITO DA FOTO: PHOTOPIN.COM 

Nenhum comentário:

Postar um comentário