sexta-feira, 7 de novembro de 2014

UNIÃO DO HOMEM E DA MULHER

O segundo aspecto do casamento consoante os desígnios de Deus é a união entre o homem e a mulher. Parece óbvia a afirmação de que o homem que contrai matrimônio se unirá à sua mulher e vice-versa, porém, ao analisar o que esta expressão significa, ver-se-á que não é tão fácil nem tão óbvio assim.
O primeiro passo a ser dado para a união do homem e da mulher é o mencionado no post anterior, ou seja, deixar pai e mãe. Superada esta fase, o casal precisa buscar realmente a sua união.
Imagine-se um quebra-cabeça com várias peças soltas. Para conseguir unir cada peça, é preciso conhecer o formato de cada uma, analisar como se encaixam, para então formar um quadro unido e harmonioso.
Da mesma forma, para que um casal possa realmente se unir, é necessário um conhecimento profundo de si mesmo e um do outro. Sem o conhecimento de suas próprias qualidades e defeitos e também do lado positivo e negativo do outro, como se fossem peças de um quebra-cabeça, é impossível a perfeita união dos dois.
Se a pessoa não conhece a si mesma, tampouco pode conhecer aos demais, incluindo seu cônjuge, nem se entender e relacionar com eles. Esse autoconhecimento a ajuda a compreender seus atributos positivos e suas limitações, tornando-a ao mesmo tempo humilde e forte, auxilia em seu crescimento pessoal de forma ordenada e equilibrada, pois sabe aonde deve focar seus esforços de auto-educação e assim progride de maneira acertada na vida.
O conhecimento de si mesmo permitirá descobrir realmente quem se é, quais as suas qualidades e defeitos principais, o motivo pelo qual reage de tal forma em determinada situação, qual é a estrutura de o sua personalidade. A personalidade é complexa; cada um é produto de uma história, conta com uma herança, é influenciado por seu ambiente.
A partir deste conhecimento, a pessoa pode buscar o seu aprimoramento, tentando modificar aqueles traços que prejudicam a si mesma e aqueles que convivem com ela e melhorar ainda mais aquilo que o seu temperamento traz de bom, pois apesar de ser genético, o temperamento pode ser transformado e melhorado. Ninguém está condenado a morrer com as limitações trazidas pelo seu temperamento! A mudança, todavia, depende apenas do seu próprio esforço em se educar e aprimorar os dons que Deus lhe deu através de seu temperamento. 
Para um maior aprofundamento e descoberta do seu temperamento, recomenda-se a leitura dos livros "Temperamento Controlado pelo Espírito", de Tim LaHaye e  "Diálogo em 4 Dimensões", de Olindo e Marilene Toaldo.


“Conhecer-se a si mesmo é uma arte e uma graça. Ninguém se conhece perfeitamente. Para isso, seria preciso ver-se como o próximo o vê, e isso apenas lhe daria um conhecimento imperfeito, pois que o ‘outro’ nunca está em condições de julgar. Seria preciso, antes, ver-se como Deus o vê. Só ele sabe ‘o que há no homem’ (Jo 2,25); só ele pode dar o devido valor, o devido mérito, a devida desculpa ou a devida condenação, a cada pensamento e ato humano. Por isso, digo que é uma graça o conhecer-se, graça que se obtém pela oração, e pelo empenho, a análise, a observação e o exercício essenciais à aquisição de qualquer arte. Obtém-se, principalmente, pelo auxílio do Divino Espírito”.[1]
Por fim, frisa-se que não existe um temperamento melhor que o outro. Todos possuem traços positivos e traços negativos. Como seu temperamento é uma herança genética, deve considerá-lo como um presente de Deus para cada um, como uma ferramenta para poder cumprir a missão que Ele previu, desde toda a Eternidade, para a sua vida. Nunca a pessoa irá mudar de temperamento. O que se pode fazer é melhorar o temperamento que possui, para se tornar uma pessoa mais equilibrada e feliz.




[1] “Temperamento Controlado pelo Espírito”, Lahaye,Tim, pgs. 5 e 6, 30ª edição, 2010, Ed. Loyola, São Paulo.

créditos das fotos: photopin.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário