quinta-feira, 27 de novembro de 2014

NASCEU UMA MÃE ESPECIAL

Entrevistei Leticia Velasquez, autora de  "A Special Mother is Born" (Nasceu uma Mãe Especial), um livro repleto de histórias maravilhosas sobre pais que bravamente mantiveram a gravidez, apesar do diagnóstico de mutações genéticas ou outros problemas graves de saúde.

Este livro também quer alertar sobre a taxa extremamente alta de aborto (nos EUA) de crianças com necessidades especiais, que chega a 92% nos casos de Síndrome de Down. Você pode adquirir o livro, também em espanhol, pelo site da amazon.com:



Aqui ela conta um pouco sobre seu livro e seu trabalho:

P. Leticia, por favor nos diga algo sobre você, sua família e seu trabalho atual.
Estou casada com Francisco há 23 anos, nós temos três filhas, Gabriela que está no último ano de enfermagem na Franciscan University, Bella, que está no último ano do ensino médico e quer cursar Educação Especial na Franciscan, e Cristina, que tem 12 anos e Síndrome de Down, a qual estou educando em casa. Ela estudou em escola pública toda sua vida, mas eles não estavam mais conseguindo preencher suas necessidades educacionais, então desde o fim do ano passado eu decidi educá-la em casa e está indo muito bem.

P. O que você acha que os leitores descobrirão no "A Special Mother is Born"?
Se eles tiveram um filho com necessidades especiais, descobrirão que sua história tem muito em comum com as relatadas no livro. Se não tem, terão uma grande surpresa: a criança que muitos acham que destruirá seus sonhos se torna aquela bem no centro deles!

P. Como escrever este livro a ajudou com sua própria filha especial?
Eu descobri que estou em uma classe muito privilegiada, a de pais e mães especiais, escolhidos por Deus para uma vocação única dentro de uma vocação. De ser não apenas pais, mas pais de filhos com necessidades especiais é um meio extraordinário de graças e trará a tona o melhor dos pais se eles tiverem um relacionamento com Deus e o suporte de uma boa paróquia. Uma mãe chama seu filho com autismo de seu "elevador para o Céu."

P. Conte-nos como teve a ideia de escrever este livro não apenas sobre sua experiência pessoal, mas com histórias de tantos outros pais especiais.

Quando comecei com meu blog em 2006, eu escrevi uma versão mais curta da minha história para a revista Faith & Family. A resposta dos leitores foi extraordinária, eles publicaram cartas de pais que gostariam de dividir suas histórias inspiradoras por muitos meses depois. Eu descobri que muitos pais católicos possuem histórias maravilhosas de graça e crescimento para compartilhar. Eu pedi ao padre Benedict Groeshel para escrever a apresentação do livro e ele ficou muito empolgado, me dizendo que venderíamos muitas cópias. Sua saúde não permitiu que ele fizesse a apresentação e ele pediu a sua amiga Irmã Mary Agnes Donovan, Superiora das Irmãs da Vida para escrever a marcante apresentação.

P. Desde que o livro foi publicado há 3 anos, o que você ouviu dos leitores que você acha importante compartilhar com os novos leitores?

Que mais e mais deles enfrentam um diagnóstico pré-natal e que eles precisam do apoio que este livro dá. Não foi por acaso que na mesma semana que meu livro foi lançado, novos testes de sangue foram criados para que a mãe, na 10a semana de gestação, tenha 99% de certeza se o filho tem ou não Síndrome de Down. Eu acho que Deus planejou meu livro para ser publicado na época para ser um recurso para eles. A comunidade da Síndrome de Down está trabalhando duro para alcançar aos conselheiros genéticos e obstetras com panfletos de apoio, livros como o meu e treinamentos. Como a contribuidora Eileen Haupt gosta de dizer: "Um médico pode te dizer todas as complicações que a criança pode ter, mas apenas os pais podem te dizer toda a alegria que esta criança pode dar a vocês!”


P. O que você acha que pode dizer a uma mãe para convencê-la a não abortar uma criança especial?

Deus está com você, de falto Ele a elegeu para este presente que é uma criança com necessidades especiais e Ele lhe dará a graça para você satisfazer as necessidades de seu filho. Seu filho irá encher sua vida com uma alegria inimaginável, que é o que cada pai me disse, católico ou não, que estas crianças tem um dom espiritual da alegria e a habilidade de dar amor como poucos na terra. Sua vida está longe de ter acabado, será diferente do que você imaginou, mas isso é uma coisa boa. Barbara Curtis, uma das minhas autoras contribuintes, era uma amiga querida que já faleceu. Ela tinha três filhos com Síndrom de Down e tinha esta frase como sua assinatura de email "As graças de Deus colocam os melhores sonhos do homem no chão." ~Elizabeth Barrett Browning

P. Existe algo em comum em todas as histórias que você conta no livro?

A maioria dos pais passam por alguns estágios doe luto quando eles descobrem o diagnóstico de seu filho e isso é belamente descrito pela meditação de Emily Perl Kingsley "Bem vindo a Holanda." A história fala que uma gravidez de uma criança com necessidades especiais é como um casal que sai de viagem até a Itália, e esperam muitas coisas maravilhosas como sua família e amigos já experimentaram e estão repletos de expectativas para os sinais da Itália. Mas por um erro, o avião pousa na Holanda. De início, existe um desapontamento. Os pais se sentem traídos. A Holanda não é tão famosa como a Itália. Não tem a Torre Inclinada, não tem os canais de Veneza, não tem Michelangelo. Mas logo os pais descobrem que a Holanda tem campos de tulipas, e moinhos e Rembrandt. Eles abraçam o destino que eles não queriam e uma vez que ele revela sua beleza, eles ficam imaginando como alguem ainda quer ir para a Itália!

P. O que você acha que pode ser feito para melhorar como a sociedade vê as pessoas com necessidades especiais?
Mostrem seus filhos para a sociedade, na mídia, eles vendem a si mesmos! Christina tem muitos amigos em nossa comunidade. Vejam quantos adolescentes com Síndrom e de Down são eleitos como reis e rainhas das formaturas. Quanto mais os conhecem, mais os amam. Veja o vídeo no YouTube  “Dear Future Mom” (Querida futura mamãe) onde jovens com Síndrome de Down falam com uma mãe que está preocupada por seu filho ainda não nascido que tem necessidades especiais. Ele se tornou viral no mundo todo, com quase 7 milhões de visualizações. Eles tem muitos amigos por aí!


P. Tem algum outro comentário que gostaria de partilhar com nossos leitores?

Se Deus o está chamando para ser pai de uma criança especial seja pela adoção ou por nascimento, não tenha medo! Ele o equipará com maisgraça, dia a dia, para transformá-lo em um pai especial do momento que o bebê nascer. Ele tem grandes planos para vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário