quarta-feira, 22 de outubro de 2014

GENEROSIDADE

“Cada um dê conforme decidir em seu coração, sem pena ou constrangimento, porque Deus ama quem dá com alegria.”[1]
A generosidade é uma virtude da dádiva, da doação, seja a doação de bens materiais ou a doação de si mesmo. Para o relacionamento conjugal, será analisada a generosidade sob o aspecto da doação de si mesmo, do que possui de melhor, para o cônjuge e para a família.
A pessoa generosa é livre de si mesma, é desapegada de seus bens, de seus interesses, de suas vontades, de suas ideias. Está atenta para atender as mais diversas necessidades do outro, sem o outro pedir.
A generosidade é diferente da justiça, pois esta se limita a dar a cada um o que lhe pertence e a generosidade lhe faz doar aquilo que é seu e que pode até lhe fazer falta. A justiça é uma virtude que depende muito da razão, de refletir o que é direito de cada um; já a generosidade depende mais do coração, da vontade em se doar ao outro para fazê-lo feliz.
São Paulo ensina, no versículo citado acima, que a generosidade deve ser decidida no coração e tem como característica que esta doação não pode gerar pena nem constrangimento. A pessoa generosa sente prazer e alegria em dar. Assim, aquele que dá por obrigação ou que sofre com a doação, não pode ser considerado generoso.
Ser generoso é esforçar-se por amar e agir em consequência desta decisão. Essa consequência são as atitudes de do dia-a-dia que demonstram ao outro que ele é importante, que está se doando pelo simples fato de amá-lo.
A generosidade envolve empatia, compaixão, transparência e capacidade de ouvir. É natural que com o passar dos anos haja um desgaste no relacionamento conjugal. Mas a generosidade faz ficar atentos a essa acomodação, para que ela não diminua o amor.
“A felicidade não é possível nem dentro nem fora do matrimônio para aquela pessoa que está determinada a conseguir mais do que ele ou ela esteja disposto a dar.”[2]
Assim, no matrimônio deve existir sempre a preocupação em ser generosos, em dar cada vez um pouco a mais do que é exigido, fazer um pouco mais da sua obrigação como cônjuge e como pais.

Pode-se ser generoso com seu tempo para o outro, com sua disposição em realizar as tarefas domésticas, enfim, em colocar tudo o que possui seja física, intelectual ou emocionalmente a serviço de sua família.
Generosidade é partilhar. Tudo o que a pessoa pode dizer que é “seu” ela pode colocar em comum para o bem de todos. Já se ouviu muitos casais dizerem, mesmo após anos de casados: “ah, esta televisão é minha porque eu quem comprei com meu dinheiro” ou “esta casa é minha porque fui eu quem herdei de meus pais”. Ora, pensar desta forma é agir contra o matrimônio, contra a comunidade da família, pois não importa quem comprou ou herdou, tudo deve ser generosamente partilhado entre os membros da família.

Para ser generoso é preciso apenas uma decisão interior de desapego: “partilho meus talentos para melhor servir a minha família; partilho as minhas ideias para melhor contribuir para a história da minha família; partilho minha vida espiritual para levar o amor de Deus para todos aqueles que convivem comigo”.


[1] 2Cor 9,7
[2] Dom  Cormac Burke, in http://www.comshalom.org/formacao/matrimonio/matrimonio_como_escola_intensiva.html
CREDITOS DAS FOTOS: PHOTOPIN

Nenhum comentário:

Postar um comentário