segunda-feira, 8 de setembro de 2014

CRIADOS PARA AMAR - PARTE 2

Inicio esta segunda matéria com a definição sobre a Teologia do Corpo. Teologia é o estudo de Deus. Como cristãos estamos habituados a uma ênfase no espiritual, mas muitos de nós não se sente a vontade com a ênfase no corpo. Para o Papa João Paulo II esta é uma falsa dicotomia. Como diz o CIC, No. 1146, "sendo ao mesmo tempo corpo e espírito, o homem expressa e compreende a realidade espiritual através de sinais e símbolos materiais." A única maneira de nós, como seres humanos, de certa forma podemos encontrar a realidade espiritual, é através de nossos sentidos, através de nossos corpos.

O catolicismo é uma religião muito sensitiva, pois vivemos a verdade do espírito através de nossos sentidos, lavando o corpo com água, ungindo o corpo com óleo, impondo as mãos, comendo e bebendo o Corpo e Sangue de Jesus Cristo. Nós não podemos ver a Deus, pois Ele é invisível. Deus é puro espírito. E, no entanto, o cristianismo é a religião do Deus invisível tornando-se visível. Do Deus intocável, fazendo-se tangível. Do Deus incomunicável, comunicando-se com as criaturas inferiores. Como o invisível se torna visível? "o Verbo se fez Carne". O invisível se tornou visível através da carne de nosso Deus. Como diz o Santo Padre: "pelo fato da Palavra de Deus ter se tornado Carne, o corpo entrou na teologia pela porta principal."

Teologia do Corpo: Deus revelando seu mistério através da carne humana. Esta é a verdadeira lógica do cristianismo. Acreditamos num Deus encarnado. "De fato, o corpo, e só ele torna visível o que é invisível: o espiritual e o divino. Ele foi criado com a finalidade de trazer para dentro da realidade visível do mundo o mistério escondido de Deus, desde os tempos imemoriais, e desta forma tornar-se um sinal dele" (JP II 20.02.80).  Nós, como seres humanos, somos espirituais, mas não somos meramente espirituais. Somos uma combinação do espiritual e do material. Há uma profunda unidade na pessoa humana, entre corpo e alma.

Qual é o mistério escondido em Deus desde os tempos imemoriais? Este mistério é explicado pelo CIC No. 221: "Deus revelou o seu mais íntimo segredo, que é que o próprio Deus é uma eterna comunhão de amor, Pai, Filho e Espírito Santo e destinou-nos a nós a tomar parte desta comunhão." A verdadeira razão pela qual fomos criados, a verdadeira razão pela qual existimos, é porque estamos destinados à comunhão. Estamos destinados ao amor. Estamos destinados a participar na eterna comunhão. A eterna comunhão de amor encontrada na Trindade. Aquela dor, aquele desejo interno que todos temos e nos move a fazer as coisas é uma procura do amor, do amor perfeito e só é encontrado na Trindade. E este perfeito amor da Trindade foi revelado, foi tornado visível através da Carne de Deus, da Encarnação do Verbo.

Os nossos corpos também tornam visível o mistério invisível de Deus. Os nossos corpos como homens e mulheres revelam esta eterna comunhão de amor e também revelam o nosso destino para tomar parte nessa eterna comunhão de amor.


O Pe. Kentenich, fundador do Movimento Apostólico de Schoenstatt, disse: "Deus não quis corporificar a ideia do ser humano, num só tipo. Ao contrário, criou dois tipos para a sua representação. Portanto a ideia plena a respeito do ser humano está encarnada em ambos. Em sua totali­dade representam uma unidade. Consequentemente, o varão não é, em si, a realização plena da ideia do ser humano. O mesmo se diga da mulher. Ambos foram criados por Deus para formar uma unidade a dois." (Pedagogia Mariana do Matrimonio pg 47)  

Nenhum comentário:

Postar um comentário